Apresentação

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio de seu Núcleo de Tecnologias da Informação, realizou nos dois primeiros meses do ano de 2015, levantamento da sua necessidade de sistemas de informação. Tal esforço foi demandado pela nova administração da instituição, seguindo a diretriz de “Aperfeiçoar a gestão administrativa e a gestão acadêmica, com maior profissionalização, descentralização e participação” e na perspectiva de potencializar a Gestão das unidades utilizadoras desses sistemas. A partir desse levantamento, foi elaborada uma proposta de reformulação dos sistemas institucionais, o que gerou a contratação de uma empresa especializada em sistemas para administração de universidades públicas.

Em 02 de janeiro de 2015 iniciou-se uma nova gestão na Universidade Estadual do Maranhão e um dos compromissos firmados pela nova equipe de gestão foi a implantação de novas ferramentas informatizadas de gestão da universidade, tanto acadêmica como administrativa. Este desafio não foi demandado de forma aleatória, ao contrário, foi objeto de reclamação de praticamente todos os diretores de centro, cursos e campus da universidade, quer seja na sede, quer estejam no continente.

Dessa forma, a Diretoria de Tecnologia da Informação, por meio de sua Divisão de Projetos e Desenvolvimento iniciou uma pesquisa por soluções computacionais (na forma de pacotes de softwares), objetivando a descrever de forma genérica os requisitos em termos de sistemas computacionais demandados pela UEMA. Este detalhamento a aquisição do Pacote de Software de Gestão Acadêmica e Administrativa (PSGAA).